Contagem regressiva | JSL Organização Contábil

Contagem regressiva

Contagem regressiva
Danielle Ruas 11/Nov/2022

As novas normas para Contabilidade voltadas para as micro e pequenas empresas começaram a valer em 2023. A NBC TG 1001 (Contabilidade para pequenas empresas) e a NBC TG 1002 (Contabilidade para microempresas) entrarão em vigor nos exercícios iniciados a partir de janeiro de 2023.

Importante salientar que essas regras foram publicadas em dezembro de 2021, pelo Conselho Federal de Contabilidade. Anteriormente, duas normas principais norteavam a Contabilidade dessas pessoas jurídicas: a NBC TG 1000 (R1) e a ITG 1000, as quais estavam voltadas, respectivamente, para a Contabilidade de pequenas e médias empresas; e o modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte.

A mudança para as novas normas se deu porque a NBC TG 1000 (R1) necessitava de simplificação de linguagem, no que diz respeito aos procedimentos contábeis. Já a ITG 1000 era considerada muito simples. Dessa forma, o CFC, juntamente com especialistas na área, desenvolveu os pronunciamentos que começarão a valer em 1º de janeiro de 2023.

Em um país como o Brasil, com 5,4 milhões de empresas, e desse total 99% de MPEs que representam o motor da economia e são as grandes geradoras de empregos, é fundamental que os profissionais da Contabilidade conheçam essas normas e estejam preparados para utilizá-las.

Só assim será possível fazer com que essas empresas se tornem mais fortes e sustentáveis ao longo do tempo.

Fonte: https://www.deducao.com.br

Gostou compartilhe: Whatsapp

Sua contabilidade tratada com seriedade.

Fale com a gente

Regularização de empresas

Regularizamos as empresas estagnadas, congeladas...

Abertura de Empresa

Nós preparamos todos os procedimentos necessários...

Encerramento de empresas

Empresas Ativas ou Inativas, preparamos todos os processos...

Certificação Digital

Somos uma empresa habilitada a emitir Certificados Digitais...